De acordo com o Inca, são esperados 704 mil novos da doença para cada ano do triênio 2023-2025

São esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil para cada triênio 2023-2025. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e demonstram a necessidade de que a prevenção seja tomada como hábito pela população na tentativa de que esses números diminuam. Na área da saúde, o oncogeneticista é capaz de avaliar e realizar exames que determinam se há predisposição hereditária (herdada da família) ao câncer.

A função do oncogeneticista ainda é pouco conhecida entre a população e há poucos profissionais dessa área no país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o recomendado é que haja um para cada 100 mil habitantes, mas na demografia de 2020, a estatística era de um profissional para cada 1.25 milhão de brasileiros. Em Mato Grosso, há somente dois atuantes.

Um deles, Bruno Bordeste, abre agenda de atendimentos a partir desse mês na clínica Oncolog, localizada em Cuiabá. O especialista comenta que o foco de quem trabalha nessa área é se dedicar a estudar o impacto de mutações hereditárias envolvendo o campo da genética e oncologia. “Todos os tumores são genéticos, mas nem todos são hereditários. Por isso, a importância da correlação de exames junto a testes”.

Para se ter ideia da importância de um geneticista, a especialidade é um dos campos da medicina que tem maior avanço no quesito conhecimento tecnológico, e, com o passar do tempo, surgem cada vez mais informações valiosas e precisas que ajudam a combater determinadas doenças. “Quando se pensa que ao elaborar uma boa estratégia é possível trazer mais vida para o paciente, se tem noção da importância”.

A indicação para procura segue dois fatores importantes, que são a idade e o tipo de tumor. Em ambos os casos, são feitos uma avaliação de histórico familiar, o que torna possível diagnosticar precocemente os tipos de câncer associados à predisposição genética, bem como a realizar uma espécie de painel de genes. O que irá ajudar o médico a direcionar quais os tipos de cânceres que podem vir a atingir aquele grupo.

“A alteração pode acontecer em um tecido específico, não sendo relacionada à formação dos gametas, que são as células que transmitem as características hereditárias. Por isso, a alta valia da correlação dos exames junto ao teste de gene e anamnese. Esse quadro, quando bem executado, faz total diferença na vida do paciente”, explica Bruno Bordeste.

Oncolog

A Oncolog é uma clínica especializada em atendimento oncológico completo para prevenção e tratamento de câncer, e que prioriza o atendimento humanizado. Em Cuiabá, os pacientes podem encontrar atendimento na OncoLog e nos hospitais Santa Rita, Femina e Hospital de Câncer. A unidade também atende em Várzea Grande, Primavera do Leste e Cáceres.