Este profissional tem como papel fundamental organizar e acompanhar toda a jornada do paciente

Pela primeira vez, Mato Grosso conta com a especialidade de “enfermeiro navegador” para melhorar ainda mais a humanização e qualidade de vida dos pacientes em tratamento de câncer. A Oncolog, pioneira da nova modalidade no Estado, iniciou os atendimentos com este profissional em fevereiro de 2023.

“Enfermeiro Navegador” trata-se de uma modalidade operante no Brasil desde 2010, e que permite que o profissional acompanhe toda a jornada da pessoa que está em tratamento contra o câncer, o que viabiliza total respaldo ao paciente na realização de todos os procedimentos hospitalares.

A Oncolog, clínica especializada em atendimento Oncológico e Hematológico,  oferta tratamentos para prevenção e tratamento de câncer, prioriza esse tipo de atendimento humanizado e, por isso, implantou a especialidade na unidade. A intenção é melhorar o resultado e experiência dos pacientes.

“Sabemos que essa humanização faz total diferença para o tratamento. Quem está passando por essa situação, normalmente já se encontra mais debilitado e ter esse conforto, esse acompanhamento mais de perto, é algo muito valioso”, pontua André Crepaldi, médico oncologista e diretor da Oncolog.

A enfermeira navegadora da Oncolog, Francielle Jerônimo, explica um pouco de que forma ela atua. A profissional aponta que seu papel consiste em criar novos caminhos para uma adesão mais plena ao tratamento e que ela atua como uma ponte entre os familiares e o corpo clínico.

“Tiramos dúvidas sobre os atendimentos e fornecemos informações especializadas sobre os pedidos médicos e processos burocráticos, acompanhando todos os passos. Isso tudo traz tranquilidade a todas as pessoas que, de alguma forma, estão envolvidas nesse processo”, explica Francielle.

De acordo com um estudo científico realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre 2007 a 2013, mais de 90% dos pacientes responderam que era importante o contato com um mesmo enfermeiro navegador e que tiveram melhora significativa após esse acompanhamento.

“Proporcionar um atendimento mais humanizado é pensar em transpor as barreiras e melhorá-las para que o paciente possa conseguir realizar um tratamento com tranquilidade, e isso, é um diferencial na busca pela cura”, reforça Francielle.

A pesquisa também mostra que os pacientes que receberam atendimento do enfermeiro navegador apresentaram escores de qualidade de vida maiores, além da redução dos problemas assistenciais como assistência psicológica, coordenação do cuidado e informação.

Um dos processos burocráticos que o enfermeiro navegador é responsável, são as questões com convênios e liberações. Além do mais, manter o contato remoto com as pessoas em tratamento através do telefone e e-mail é crucial para continuar a jornada com um melhor desfecho clínico.

Origem do enfermeiro navegador

O enfermeiro navegador é um modelo americano de assistência idealizado pelo médico mastologista Harold Freeman, que percebeu que questões sociais, psicológicas, de autoestima e a falta de apoio impediam os pacientes de fazer os exames preventivos e buscar tratamento.

A partir daí, viu a necessidade de um profissional para ajudar os pacientes com essas intervenções. Então, Freeman formou uma equipe multiprofissional, coordenada por um enfermeiro para ter conhecimento técnico e científico da doença. Com o auxílio desse profissional a sobrevida dos pacientes aumentou.