O projeto Viva Seu Bairro, iniciativa do Grupo Gazeta de Comunicação, recebeu um novo reforço em seu time de patrocinadores e empresas parceiras. A Oncolog Clínica, especializada no tratamento humanizado do câncer, agora faz parte da iniciativa, contribuindo para ampliar o alcance e o impacto das ações realizadas pelo projeto.
O médico-oncologista André Crepaldi destacou a importância da parceria, ressaltando que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer são fundamentais para reduzir os índices da doença, especialmente em comunidades menos favorecidas.
“A gente ficou muito interessado no projeto há alguns anos e, graças a Deus, agora conseguimos efetivar essa parceria. Eu acho que é extremamente importante tratar esse assunto com a população, principalmente diante do número de tumores de câncer de um modo geral. A gente tem um problema seríssimo no Brasil, a maioria dos tumores, principalmente nos grupos socioeconômicos mais desprivilegiados, acabam sendo diagnosticados em uma fase muito avançada. Então, a gente quer levar informações não só de diagnóstico, mas de prevenção”, afirmou Crepaldi.
A parceria foi firmada durante uma reunião realizada nesta sexta-feira (21), com a presença de representantes da Oncolog Clínica e da diretoria do Grupo Gazeta de Comunicação. Entre os participantes também estavam a gestora do Grupo Oncolog, Greicy Nunes, o gerente de Marketing do Grupo Gazeta, Edy Souza, e a gestora da rádio Gazeta FM, Cláudia Assis.
A temporada 2025 do Viva Seu Bairro ainda não começou, mas será anunciada em breve. Estão previstas 10 edições ao longo do ano, contando com a colaboração de 29 parceiros.
O médico Marcelo Borges reforçou a importância do projeto e a da conscientização como ferramenta essencial para combater o câncer nas comunidades. “O bairro é onde está o povo, onde estão os adolescentes, nossos jovens, nossos adultos, e é onde a gente vai conseguir atingir essas pessoas com mais proximidade. Hoje, a gente tem uma pandemia de uso de cigarros eletrônicos, narguilé, uma reinvenção da indústria do tabaco. Quando a gente pensa em câncer de pulmão, um dos fatores mais evitáveis é justamente o uso dessas substâncias. E uma vez que conseguimos prevenir um adolescente de iniciar esse hábito, é muito mais fácil do que fazer um adulto ou um idoso desistir. Portanto, a conscientização tem uma eficiência bem maior”, enfatizou Borges.
Criado em 1993, o Projeto Viva Seu Bairro é uma das principais iniciativas do Grupo Gazeta de Comunicação. Seu objetivo é levar acesso à cultura, ao lazer e a serviços sociais para os bairros de Cuiabá. Todos os atendimentos são gratuitos e realizados por voluntários que integram a iniciativa há anos. Cada edição do projeto leva aos moradores do bairro escolhido uma série de serviços oferecidos por parceiros do Grupo, incluindo empresários, órgãos públicos e organizações não governamentais (ONGs).
Para o vice-presidente do Grupo Gazeta de Comunicação, Carlos Dorileo, a chegada de mais uma empresa fortalece ainda mais o projeto.
“Quando se fala em mais uma empresa, estamos falando de mais serviços sendo prestados para as comunidades. Então, são mais atendimentos. Estamos falando da área da saúde, que é muito importante. Apenas uma orientação que eles levarem para a comunidade já significa tratar e salvar vidas. Estamos felizes com a vinda de mais um parceiro. O projeto cresce com isso e muito. O Viva Seu Bairro é um projeto vitorioso, tem mais de 30 anos, é premiado internacionalmente, e fomos pioneiros aqui no Estado com esse modelo comunitário. Ele tomando corpo e crescendo, nos deixa muito felizes”, destacou Dorileo.