O CÂNCER
O câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil, de acordo com dados do IBGE. Isso se deve, à maior exposição aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada e o abuso de álcool. Em contrapartida, quem segue uma vida mais saudável consegue prevenir-se e diminuir os riscos de ter a doença.
HOMENS
1 – Próstata ( TOQUE RETAL E PSA)
A partir de 50 anos de idade. E caso tenha histórico familiar, antecipar para os 45 anos de idade.
2 – Colonoscopia – A PARTIR DOS 45 ANOS
MULHERES
1- Colonoscopia – A PARTIR DOS 45 ANOS
2- Exame ginecológico com Papanicolau – Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade deve fazer este exame.
3- Mamografia a partir dos 40 anos.
Vacinação em adultos
É muito importante que os adultos mantenham suas vacinas em dia. Além de se proteger, a vacina também evita a transmissão para outras pessoas que não podem ser vacinadas. Imunizados, familiares podem oferecer proteção indireta a bebês que ainda não estão na idade indicada para receber algumas vacinas, além de outras pessoas que não estão protegidas. Veja lista de vacinas disponibilizadas a adultos de 20 a 59 anos.
- Hepatite B – 3 doses, de acordo com a situação vacinal
- Febre Amarela – dose única, verificar situação vacinal
- Tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola) – se nunca vacinado: 2 doses (20 a 29 anos) e 1 dose (30 a 49 anos);
- Dupla adulto (DT) (previne difteria e tétano) – Reforço a cada 10 anos
- Pneumocócica 23 Valente(previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) – 1 dose é indicada para grupos-alvo específicos a depender da situação vacinal
Vacinação em idosos
São três as vacinas disponíveis para pessoas acima de 60 anos, além da campanha de vacinação contra gripe:
- Hepatite B – 3 doses, de acordo com a situação vacinal
- Febre Amarela – dose única, verificar situação vacinal
- Dupla Adulto (previne difteria e tétano) – Reforço a cada 10 anos
- Pneumocócica 23 Valente(previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) – reforço a depender da situação vacinal – A vacina está indicada para grupos-alvo específicos, como pessoas com 60 anos e mais não vacinados que vivem acamados e/ou em instituições fechadas.
Hábitos de vida
1- Alimentação saudável e atividade física
Conheça nosso e-book Guia de receitas para o paciente oncológico