Pacientes em tratamento oncológico podem, frequentemente, sentir muita dor. É um sintoma comum em diversos tipos de câncer, e os efeitos colaterais dos tratamentos para essas dores também podem trazer diversos incômodos.

Em Cuiabá, a clínica Oncolog oferece um tratamento padrão ouro para dor oncológica, voltado aos pacientes que necessitam de doses diárias de opioide. Considerado o melhor tratamento para dor do mundo, a Bomba Intratecal de morfina é um dispositivo parecido com um marca-passo e que possui um reservatório por dentro.

Ela é implantada no paciente, embaixo da gordura da pele, e fica conectada dentro da coluna injetando morfina ou outro opióide. O tratamento é indicado para pacientes que necessitam de medicação contínua para controlar a dor.

“Às vezes, o paciente precisa tomar morfina para controle de dor e começa a ter constipação, enjoo, vômito, esse paciente também pode ser avaliado para colocar a bomba” explica Felipe Audi Bernardino, médico anestesista, com área de atuação em dor, da Oncolog.

O procedimento é feito no hospital e dura em média uma hora e meia, e a quantidade de medicamento suportada pela bomba é o suficiente para até 4 meses. Conforme explica o médico, essa bomba é preenchida com o opióide, liberado em períodos programados.

“A gente programa a bomba para correr a dose que o paciente precisar, e se for preciso depois aumentar ou diminuir a dose do paciente, podemos reprogramar a qualquer momento de forma eletrônica, por um tablet.”, complementa o médico.

Esse tipo de tratamento também evita que os pacientes vão a um pronto atendimento para tratar desse sintoma específico, além de dispensar outros medicamentos para combater a dor.

Sobre a Oncolog

Fundada em novembro de 2010, a Oncolog iniciou as atividades atendendo aos pacientes Onco-Hematológicos do Hospital do Câncer de Mato Grosso.

Suas atividades no setor privado tiveram início em setembro de 2018, na unidade do Santa Rosa Tower e no primeiro ano de atividade obteve o selo de qualidade técnica. Pautada no atendimento humanizado, a clínica é acreditada na Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Com o Centro de Pesquisa Clínica reconhecido mundialmente, é a única clínica de Mato Grosso que dá acesso aos pacientes a tratamento com novos medicamentos.