“Curadas para Curar” é o nome do grupo de amigas e pacientes com câncer de mama, que se uniram para ajudar outras mulheres a passarem pelo período de tratamento de forma mais leve, alegre e solidária, tendo por perto alguém que vive ou já viveu a mesma experiência. O grupo, que tem uma extensa agenda de atividades, se reúne no próximo sábado (31/10), no Parque Mãe das Águas, para uma caminhada, atividades físicas e uma roda de conversa sobre o tema. O evento marca, para elas, o encerramento do Outubro Rosa.

O grupo nasceu quando a servidora pública Camila Bernal Barreto descobriu, com apenas 39 anos, que estava com câncer de mama. A descoberta a fez se reaproximar de uma amiga dos tempos de universidade, que não via há anos, e que estava na mesma situação. “Estava em um evento e contei para um amigo sobre a doença. Ele disse que a Tamara, que eu não via há anos, também estava com câncer. Tomei a iniciativa de ligar para ela para falar do assunto. Desde então, ficamos inseparáveis”, conta.

Camila explica que, por mais que a família e os amigos sejam compreensíveis e estejam sempre por perto, dispostos a ouvir e apoiar, é diferente falar do câncer e do tratamento com alguém que está na mesma situação. “A compreensão é muito maior. A outra entende exatamente o que estamos passando e sentindo, nos sentimos mais próximas, menos sozinhas”.

Depois de se apoiarem, Camila e Tamara decidiram ajudar outras mulheres na mesma situação. Passaram a buscar outras pacientes, trocar experiências. Hoje, o grupo conta com 30 pessoas, a maioria mulheres com câncer, mas tem também profissionais que as atendem. “Falamos de tudo, dos problemas de cada uma, dos protocolos, porque embora seja câncer de mama, os protocolos são diferentes. Nos entendemos e nos apoiamos”. Elas se encontram uma vez por semana para um café e organizar outros eventos, como atividades físicas.

A atividade no Parque das Águas no sábado, terá início às 07 horas, e contará com a presença do oncologista André Crepaldi e do mastologista Wilson Garcia Pereira, ambos da Clínica Oncolog, que apoia o grupo “Curadas para Curar” em suas ações.

Ciclismo – Também para celebrar o Outubro Rosa, outro grupo de mulheres, este de ciclistas, se reuniu no domingo (25/10) para um passeio de bike com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de prevenção e exames preventivos. O “Simininas do Pedal” reúne mais de 80 participantes, que promovem a atividade física como forma de manter a saúde em dia.

“Muitas iniciaram no ciclismo durante a pandemia, porque viram a necessidade de praticar uma atividade física e manter a forma”, conta Ana Cassiana de Jesus Ribeiro, uma das líderes do grupo.

O passeio ciclístico, que também contou com o apoio da Oncolog, durou quase cinco horas, em um percurso de 85 quilômetros, com saída do CTG Velha Querência, passando pela MT 040 (rodovia para Santo Antônio do Leverger) e voltando ao CTG. Após o passeio, as participantes se reuniram para um café da manhã.