A iniciativa teve como objetivo levar leveza e solidariedade às mulheres que estão passando pelo tratamento 

Da Assessoria

Conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, estimular a atividade física e ajudar outras mulheres a passar pelo período de tratamento de forma mais leve. Foram esses os objetivos da 3ª Caminhada e Roda de Conversa, realizada na manhã do último sábado (29), pelo Grupo Life – Curadas para Curar, no Parque das Águas, em Cuiabá.

A programação contou com entrega de kits de camisetas, além de uma caminhada no entorno do parque em alusão a prática de atividades físicas regulares como um fator preventivo. E em seguida, foi realizada uma roda de conversa no Bar da Lagoa, cujo tema era “Tratamento Humanizado e a Importância dos Cuidados Paliativos”.

Durante a ação, houve troca de experiências, aproximação com médicos e esclarecimentos sobre o câncer de mama e colo do útero, bem como apresentação e esclarecimento sobre leis que garantem direitos das mulheres no sistema público de saúde.

“Esse tipo de movimento entre mulheres tem uma boa influência porque muitos acabam sendo afetados psicologicamente, o que acaba piorando nos sintomas. Por isso, é importante ações como essa para ajudar o paciente na melhora da autoestima e a enfrentar a doença com mais leveza”, explica o diretor da Oncolog e médico oncologista, André Crepaldi.

Para Keddyma Rayza, que está há 7 anos realizando tratamento, o apoio de outras mulheres auxilia no enfrentamento à doença. “Esse ano foi um dos mais difíceis para mim e ver tantas mulheres fortes com histórias de superação e uma realidade igual a minha está sendo um alento para o coração. E não me canso de dizer que todo dia eu floresço um pouquinho”, ressalta.

Já o cirurgião oncológico, Rafael Sodré, dá dicas para quem está começando essa jornada. “Existem vários profissionais de mastologista, especialistas em câncer e cirurgião oncológico. No entanto, o mais importante para quem está começando, apesar do leque de opções, é procurar um profissional com certificações e uma boa experiência”, pondera.

No final da 3ª Caminhada e Roda de Conversa, as pessoas puderam desfrutar de um delicioso café da manhã ao som do violino. “Estou muito feliz pela proporção que esse evento tomou e acredito que o conteúdo abordado, assim como os outros, vai mudar a forma de encarar o câncer”, enfatiza Tâmara Gomes.

O Grupo Life – Curadas para Curar, foi criado em 2019 pelas amigas de faculdade Camila Bernal Barreto e Tâmara Gomes Santos, época em que ambas foram diagnosticadas com câncer.