O evento foi organizado pela MT Mamma, com apoio da Oncolog, e contou com atividades de meditação, dança do ventre, reiki, yoga e zumba 

Da Assessoria

A conscientização é sempre a melhor forma de combater o câncer de mama e o mês de outubro é todo dedicado a trabalhar esta temática, mostrando a importância do acompanhamento médico, diagnóstico precoce e prevenção. E para apoiar essa causa é que foi organizado o “Tarde no Parque das Águas”, uma ação que proporcionou atividades de reiki, dança do ventre, meditação, yoga, aulas de zumba e até ações para promoção da autoestima.

Quem passava pelo espaço, organizado para o público no último fim de semana, ainda pode presenciar um coração humano gigante, que foi montado para chamar a atenção e homenagear a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso (Mtmamma), entidade organizadora do evento, que contou com apoio da Oncolog.

O diretor e oncologista da Oncolog, André Crepaldi, aponta que a mobilização é importante para chamar atenção das mulheres, não somente nesse mês, mas no ano todo. “É um projeto forte, que se acentua em outubro, e auxilia os pacientes com muitos serviços prestados. Elas oferecem hidroginástica, reiki, danças, meditação, tudo em prol de ajudar a paciente a passar com mais tranquilidade pelos estágios da doença. Estamos felizes em fazer parte disso”, comentou.

Esse é o caso da Ângela Mesquita, que começou no projeto como voluntária, viu o MTmamma nascer. Ela detalha que no início eram 12 pessoas e o projeto foi crescendo e atualmente conseguiram uma sede própria e as ações, como a que ocorreu no parque, servem para mostrar todos os serviços oferecidos pela entidade.

“Em 2005 passei a ser assistida também pela associação. Descobri o câncer de mama logo no início e recebi todo o acolhimento que tive no MTmamma e dos médicos que nos auxiliam. Em maio deste ano encerramos o meu tratamento”, comemora.

Para a enfermeira da Oncolog, Elizangela Vasconcelos, poder estar em uma tarde com pacientes em tratamento, ajudando a alertar outras mulheres é de suma importância. “É fundamental que todos venham fazer as medidas preventivas. Não deixar acontecer para depois ir buscar ajuda. E trazer o MTmamma para o parque em um sábado é uma forma de chamar a atenção da população. Quando uma mulher é diagnosticada com câncer, a família toda acaba impactada pelo tratamento. E aqui é mostrado que a cura vem em conjunto”, disse.

Em 2022, o lema da campanha da MTmamma é “Uma Onda Rosa de Amor e Solidariedade”. A associação quer atrair homens e mulheres para a detecção precoce do câncer de mama, por meio da consulta ao médico, realização dos exames anuais e o autoexame. Estas atitudes aumentam as chances de cura em mais de 90%.

Estatística

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o país tem cerca de 66,3 mil casos novos de câncer de mama. Em Mato Grosso, a estimativa é de que existam 560 casos recentes, dos quais 160 estão na capital do Estado. Os sintomas mais frequentes do câncer de mama são nódulo mamário endurecido e com crescimento rápido, pele avermelhada e nódulos nas axilas.

Os principais fatores de risco são histórico familiar e pessoal de câncer de mama, obesidade, menstruação precoce, uso de terapia de reposição hormonal por mais de 5 anos. Outro grupo de risco são aquelas mulheres que nunca amamentaram.

Hábitos saudáveis, boa alimentação e exercícios físicos, além da visita periódica ao médico são medidas importantes para evitar esta e outras doenças e, se detectado no início, o tratamento com rapidez pode evitar medidas mais drásticas como a mastectomia total.