A Oncolog reuniu pacientes, familiares, amigos e colaboradores esta semana (22/10) em uma tarde interativa e divertida, para falar do câncer de mama, reforçando a necessidade de prevenção. O encontro já se tornou tradicional na clínica como programação do Outubro Rosa.
A programação contou com uma palestra sobre o tema, dicas sobre nutrição para as mulheres em tratamento e ainda sobre a importância em manter a autoestima e sua beleza.
O Dr. André Crepaldi abriu a programação enfocando a importância do Outubro Rosa – campanha mundial que incentiva as mulheres na prevenção ao câncer de mama, principalmente a buscarem exames preventivos, como a mamografia.
O ginecologista e mastologista Marco Antônio Preza proferiu a palestra sobre prevenção a doença, destacando a existência de dois tipos de fatores de risco ao câncer de mama: os modificáveis e os não modificáveis.
Os modificáveis são hábitos como sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, tabagismo, uso de bebida alcoólica, alimentação errada com grande ingestão de carne vermelha. Este comportamento pode ser mudado com a prática regular de atividade física, manutenção do peso adequado, alimentação equilibrada e parar de fumar.
“Os fatores não modificáveis para o risco de câncer de mama são aqueles que não temos controle, com pré-disposição genética, com familiares que já tiveram câncer de mama, idade avançada, menopausa”, explicou o mastologista, pedindo que as mulheres cuidem dos fatores modificáveis.
Após a palestra, a NutriLife enfocou a necessidade da adequada nutrição em mulheres em tratamento, com a utilização de suplementos e shakes.
Já o maquiador Edyllon Atanazio, do Espaço La Provence, destacou a importância da mulher cuidar de sua beleza durante o tratamento contra o câncer, mantendo a autoestima em alta. Ele deu dicas de maquiagem, demonstrando técnicas em clientes da Oncolog, mostrando o impacto no humor quando a mulher se sente mais bonita e feminina.
Outubro Rosa
Outubro Rosa é a campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama, que acontece em todo o mundo. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.