Em 2020, cerca de 30 mil brasileiros morreram vítimas da doença
Da Assessoria
Uma doença com fatores de risco já bastante difundida e estatísticas de vítimas alarmantes. Esse é o câncer de pulmão, o mais comum entre os tumores malignos e que vitimou cerca de 30 mil brasileiros e 1.7 milhão de pessoas em todo o mundo, somente no ano de 2020. Os dados são da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e evidenciam a necessidade de maior conscientização entre a população sobre essa enfermidade.
Isso porque, apesar do câncer de pulmão ter várias causas, a principal conhecida pela ciência, até o momento, é o uso do cigarro. O Dr. Marcelo Borges, que é cirurgião torácico da Oncolog, explica que o Instituto Nacional de Câncer (Inca) já atribui que 85% dos casos estão diretamente associados ao consumo de tabaco e seus derivados, como por exemplo os populares narguilés.
Além desses, no entanto, há outros fatores de risco. “Algumas alterações genéticas causam uma pré-disposição, mas principalmente os poluidores de ambiente, como por exemplo, os cigarros eletrônicos. Fatores familiares é um fator importante também, bem como a presença de alguma lesão nodular. Tudo isso pode explicar o desenvolvimento do tumor em um paciente”, explica o especialista.
O câncer de pulmão ocupa o terceiro lugar no ranking de incidência entre o público masculino, sendo que 17 a cada 100 mil homens são acometidos. Já entre as mulheres, ele é o quarto mais comum e atinge 11.5 a cada 100 mil. De forma geral, os sintomas só aparecem na fase tardia, momento em que o paciente pode passar a sentir dores no peito, hemoptise, falta de ar e compressão de alguns vasos e nervos na parte superior do corpo.
A única forma de prevenção é evitar a exposição aos fatores de risco e manter um estilo de vida mais saudável, com ingestão de alimentos benéficos e prática de exercícios físicos. “Essa ainda é a melhor forma de buscar ter qualidade de vida e se manter longe das situações agravantes. Além de cuidar da higiene do ar, evitando poeira, fumaça e queimadas”, considera o cirurgião.
Sobre a OncoLog
A OncoLog é uma clínica moderna e completa para prevenção e tratamento de câncer, priorizando um atendimento humanizado. É uma unidade de saúde referência com alta tecnologia para cuidar bem das pessoas. Conta com um Centro de Pesquisa Clínica reconhecido mundialmente. Certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), conta com profissionais qualificados para oferecer o melhor tratamento aos pacientes.
Em Cuiabá, os pacientes podem encontrar atendimento na OncoLog e nos hospitais Santa Rita, Femina e Hospital de Câncer. Além disso, as unidades de infusão podem ser encontradas no Santa Rosa Tower, em Cuiabá, e na clínica Vida, em Várzea Grande. No interior, está presente no Hospital das Clínicas Primavera do Leste e no São Matheus em Cáceres.